quarta-feira, 21 de maio de 2008

Experiências no Pré-escolar - Apresentação do blog


Olá,
Somos alunas da Escola Superior de Educação de Santarém, estamos no 1º ano do curso de Educação Básica. Fomos desafiadas pelas professoras da disciplina de Técnicas de Comunicação para criarmos um blog, como adoramos a ideia aqui esta o nosso blog.
Pensamos em construir um blog para as/os Educadoras/Educadores. Pretendemos ajudar estes profissionais a ter ideias para actividades no âmbito das Ciências, área do Conhecimento do Mundo, este é o nosso principal objectivo.
Escolhemos esta área de conteúdo e este tema por gostarmos muito e porque a criança tem uma curiosidade natural e tem um desejo de saber e compreender porquê, o que nos fascina. Esta curiosidade da criança é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas situações que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.
Estas são actividades que podem ser realizadas na sala de aula ou por vezes num espaço exterior do Jardim-de-Infância, são simples e procurar ensinar as crianças de uma forma lúdica e dinâmica, também pretende despertar a curiosidade e o pensamento crítico das crianças. Mas devemos de ter a preocupação de seleccionar conteúdos e actividades que permitam: Encorajar e desenvolver as ideias e os interesses das crianças; Aumentar a compreensão que possuem acerca dos ambientes físico e biológico que as rodeiam e do seu lugar neles; Chamar a atenção para o papel da ciência na vida quotidiana; Ajudar as crianças nas suas interacções com o mundo; Estimular o pensamento crítico, o respeito pela vivência e a preocupação com o ambiente; desenvolver atitudes positivas na abordagem às aprendizagens; aprender a aprender; e fornecer uma base para uma aprendizagem científica futura.



Sem comentários: